19 de dezembro de 2011

Azevias de grão


Os preparativos para o Natal já começaram cá em casa e do forno já saem muitas fornadas de bolachas para oferecer. Assim sendo, preparei com antecedência as azevias e congelei-as, de modo a que, quando chegar a data natalícia, seja só necessário fritar, pois o tempo não chega para tudo. Retirei a receita do conhecido blogue As Minhas receitas, mas fiz umas ligeiras adaptações, tendo ficado umas azevias mesmo muito saborosas! E cá estão elas, em mais uma sugestão gulosa para o Natal.

Ingredientes
Recheio
500g de grão cozido
380g de açúcar
1,5dl de água
2 gemas
1 ovo
Raspa de 1 limão
1 colher de sopa rasa de canela

Massa
500g de farinha
2 colheres de sopa de vinagre (utilizei vinagre de maçã)
0,5dl de azeite
2dl de água quente
1 colher de café de sal fino

Preparação:
Confeccionar o recheio de véspera e reservar no frigorífico. Triturar o grão com a varinha mágica, ou um passe-vite, adicionar as gemas e o ovo e envolver tudo muito bem. Levar ao lume o açúcar com a água e deixar ferver até obter ponto de fio forte. Adicionar o açúcar em fio ao preparado do grão e voltar a levar ao lume brando para engrossar. Aromatizar com a raspa do limão e a canela. Deixar arrefecer e colocar no frigorífico.
Para preparar a massa, colocar a farinha numa tigela, adicionar o sal, o vinagre e o azeite. Acrescentar a água quente, amassando até obter uma massa elástica e maleável. Moldar uma bola, tapar com um pano e deixar repousar durante aproximadamente 30 minutos. Para preparar as azevias, basta estender a massa numa superfície enfarinhada, até obter uma espessura fina. Rechear e dobrar a massa. Cortar os pastéis e fritar em óleo quente. Escorrer sobre papel absorvente e polvilhar com açúcar em pó.
Para congelar as azevias, basta colocar num tabuleiro, separadas, e levar ao congelador por 12 hora. Depois desse tempo já poderão ser colocadas juntas num saco. Quando forem necessárias, basta fritar ainda congeladas em muito óleo bastante quente, ficando igualmente saborosas e estaladiças.

3 comentários :

  1. Devem ser deliciosas... ficaram muito bonitas.
    Gostei dessa dica de congelar!
    Aproveito para te deixar um beijinho de boas festas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. isso é que é programar a sério! Por mim levava uma azevia para sobremesa, só é pena serem fritas :(

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.