15 de dezembro de 2011

Fritos de Natal | Sonhos ou Filhós?|


Trago-vos hoje a primeira sugestão para a mesa de Natal deste ano: sonhos de abóbora ou filhós de abóbora. Já encontrei a mesma receita com estas duas designações, mas ainda não encontrei uma definição clara sobre a diferença entre sonhos e filhós... Se souberem, contem-me! O que interessa mesmo é que estes fritos são muito saborosos e ficam excelentes numa mesa de Natal.

Ingredientes
Casca de 2 laranjas
750g de abóbora cortada aos cubos
120g de açúcar
70g de sumo de laranja
1 ovo médio
1 gema de ovo
400g de farinha tipo 55
25g de fermento padeiro fresco
Óleo para fritar q.b.
Canela e açúcar q.b.

Preparação
Colocar a abóbora num tacho, coberta com água, e levar a cozer cerca de 25 minutos. De seguida, escorrer e retirar o excesso de água. Numa tigela, colocar a abóbora, o açúcar, a raspa da laranja, o ovo, a gema e triturar tudo com a varinha mágica. Dissolver o fermento no sumo de laranja e adicionar ao preparado anterior. Colocar a farinha e envolver tudo muito bem com uma colher de pau. Deixar a massa descansar num local morno até que dobre de volume. De seguida, fritar em óleo abundante, deitando cerca de uma colher de sopa de massa por sonho, em lume brando. Retirar e colocar em papel absorvente, para escorrer o excesso de óleo. Por fim, basta envolver em açúcar e canela.

2 comentários :

  1. Na nossa mesa de natal os doces são pouco natalícios pois ninguém gosta de fritar... Há rabanadas e bolo-rei, o restante são sobremesas do dia-a-dia :)

    ResponderEliminar
  2. olá!
    pelo que eu sei, a diferença entre os sonhos e as filhoses é que os sonhos ficam sempre mais leves, com uma massa mais aberta (crescem mais quando se frita) e as filhoses são mais consistentes, têm "mais que comer". embora haja sonhos e filhoses de abóbora, as receitas são diferentes.
    boas festas

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.