23 de março de 2012

Salmão em cama de puré com cobertura de pesto de espinafres


As receitas de peixe têm aparecido pouco por aqui, mas isso não quer dizer que não sejam preparadas cá por casa. Habitualmente sirvo o salmão simplesmente grelhado, acompanhado por batatas e vegetais, mas hoje trago-vos um modo de preparação mais elaborado. Confeccionei um pesto muito saboroso, de cor verde vibrante e cheio de vitaminas, acompanhando umas batatas preparadas de um modo mais calórico. Mas como dias não são dias, aqui vos deixo esta sugestão bem apetitosa.

Ingredientes (2 doses)
1 rabo de salmão 
Sal e pimenta q.b.
Sumo de 1 laranja
Pesto
50g de espinafres
1 dente de alho
25g de amêndoa laminada
20g de parmesão ralado
Azeite q.b.
Sal q.b.


Preparação
Escalar o rabo e retirar a espinha do meio. Com uma faca afiada, dar uns cortes na horizontal, não muito profundos, no lado com pele, temperando com sumo da laranja e sal, pelo menos 1 hora antes de cozinhar. Preparar o pesto, colocando na picadora os espinafres, o alho, a amêndoa e o parmesão. Triturar de modo a obter uma massa, adicionar o azeite e voltar a triturar, de modo a ficar uma pasta homogénea (rendeu meio frasco). Utilizar o necessário, cobrir o sobrante com azeite e colocar no frigorífico (dura cerca de um mês).
Preparar o puré e reservar. Levar as postas a grelhar, numa frigideira anti-aderente, cerca de 4 minutos de cada lado (o primeiro lado a colocar é o lado com pele). Retirar o peixe, de seguida retirar a pele, distribuir o peixe sobre a cama de puré e finalizar com o pesto, distribuído a gosto por cima do dito.

5 comentários :

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.