8 de março de 2013

Almôndegas com tomate seco em cama de puré e molho de tomate


Quando preparo almôndegas gosto de fazer uma maior quantidade. Desse modo, posso congelar e fico logo com outra refeição pré-preparada. Estas almôndegas ficaram especialmente saborosas, principalmente devido ao tomate seco. Bem acomodadas em puré e regadas com um molho bem saboroso, sabem divinalmente nestes dias em que o frio não quer ir embora e a chuva persiste em aparecer… Só apetece mesmo é comida de conforto!  

Ingredientes (cerca de 20 unidades)
600g de carne vaca picada
1 cebola
3 dentes de alho
2 ovos
1 raminho de salsa fresca
1/3 chávena de chá de pão ralado*
8 pedaços de tomate seco
Sal q.b.
Pimenta q.b.

Molho
1 chávena de chá de polpa de tomate “Compal da Horta com cebola e alho”
½ chávena de água quente
1 colher de sopa cheia de salsa picada seca
Azeite q.b.
Sal q.b.

Preparação
Picar a cebola, o alho, a salsa e o tomate seco. Colocar numa tigela e adicionar a carne, envolvendo tudo com as mãos. Abrir um buraco no meio e colocar os ovos batidos, o sal e a pimenta moída na hora, voltando a envolver tudo muito bem. Seguidamente, adicionar o pão ralado e envolver até se obter a consistência desejada para fazer as almôndegas. Com as mãos húmidas, formar pequenas nozes e colocar num tabuleiro. Levar as almôndegas ao frigorífico durante 30 minutos, pelo menos (assim, quando estiver a cozinhar as almôndegas, evitará que estas se desfaçam). Após esse tempo, retirar as almôndegas que irão ser preparadas de imediato e congelar as restantes.
Aquecer o azeite numa frigideira grande, de fundo pesado, juntar as almôndegas, e fritar em lume médio, mexendo e virando-as frequentemente, durante 5 a 8 minutos, até ficarem douradas uniformemente. Retirar as almôndegas e, na mesma frigideira, colocar o tomate, a água e a salsa. Temperar com sal e deixar cozinhar durante 5 minutos, até o molho ter reduzido e engrossado. Por fim, adicionar as almôndegas e deixar cozinhar cerca de 15 minutos em lume brando. Servir com puré.

* (o pão ralado cá em casa é feito a partir de tostas trituradas na picadora) 


3 comentários :

  1. Eu adoro almondegas e essas ficaram maravilhosas e muito ebm acompanhadas.
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de almondegas estas estão mesmo como eu gosto ;)
    bom fds!
    tens um miminho no meu blog ;)
    beijinho

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.