20 de maio de 2013

Bolo de chocolate-framboesa com surpresa de toblerone


Como foi prometido ontem, trago-vos a receita do bolo preparado cá em casa para comemorar o World Baking Day. Não se assustem com a descrição da receita, pois apesar de ser extensa não é complicada.Basta seguirem os passos e garanto-vos que o resultado final é um bolo fantástico.

Uma camada de mousse de framboesas, com um sabor intenso que se desfaz na boca, mais uma garfada de bolo fofo e húmido e, para finalizar esta conjunção, o crocante do toblerone... Bom, muito bom! Experimentem!




Bolo de chocolate
 Ingredientes
3 ovos mais 3 gemas (à temperatura ambiente)
150g de açúcar
3 colheres de sopa de Vaqueiro líquida
45g de farinha com fermento
45g de amido de milho
30g de cacau em pó
1 pitada de sal de mesa

Preparação do bolo
Pré-aquecer o forno a 170ºC. Untar uma forma de 20cm e forrar o fundo com papel vegetal. Numa tigela à prova de calor (de preferência de inox), bater os ovos inteiros, as gemas, o açúcar e o sal, usando uma batedeira em alta velocidade. Colocar a tigela sobre uma panela com água a ferver e continuar a bater com a batedeira, até a mistura ficar morna. Depois, remover a tigela e continuar a bater, até que a mistura aumente o volume para o dobro (irá demorar 5-7 minutos). Adicionar a Vaqueiro líquida e bater até incorporar. Peneirar os ingredientes secos sobre a mistura do ovo batido, envolvendo delicadamente com uma espátula de silicone. Despejar a massa na forma preparada e levar ao forno durante 30 minutos. Retirar e deixar arrefecer sobre uma grade.

Xarope
 Ingredientes
50g de açúcar branco
80ml de água
60ml de licor de ginjinha

Preparação
Misturar o açúcar e a água num tacho, em lume médio. Aquecer até ferver, retirar do lume e deixar arrefecer. Misturar o licor.

Mousse de framboesas
 Ingredientes
600g de framboesas descongeladas
150g de açúcar
400ml de natas
2 pacotes de gelatina em pó

Preparação
Colocar num tacho as framboesas com o açúcar. Quando começar a ferver, colocar o lume mais baixo e deixar cozer durante 10 minutos. Retirar e coar com uma peneira fina. Reservar a polpa e o líquido e deixar arrefecer à temperatura ambiente. Bater as natas em chantilly e reservar.
Dissolver a gelatina em ½ chávena de chá do líquido das framboesas e levar ao micro-ondas para dissolver. Bater o puré das framboesas com a varinha mágica, adicionar o líquido com a gelatina derretida e mais ½ chávena de chá do líquido. Adicionar este preparado ao chantilly, envolvendo com cuidado com uma espátula.

Recheio e decoração
200g de chocolate Toblerone
Raspas de chocolate preto q.b.
200ml de natas
3 colheres de sopa de açúcar em pó
Framboesas q.b.

Preparação final
Derreter o chocolate Toblerone em banho-maria. Nivelar o bolo com uma faca de serrilha. De seguida, cortar o bolo horizontalmente em duas camadas iguais. Colocar uma camada numa forma de mola de 22cm, centrada na parte inferior. Pincelar com metade do xarope. Depois, espalhar metade do chocolate derretido. Despejar metade do creme de framboesa sobre e em torno dos lados do bolo. Levemente, bater a forma em cima do balcão, uma ou duas vezes, para garantir que o creme se instala no anel vazio ao redor do bolo. Cobrir com outra camada de bolo, pincelar com a calda restante e, finalmente, espalhar o restante chocolate derretido. Cobrir com o restante do creme de framboesa (o creme deve encher completamente a forma). Cobrir com um prato e levar ao frigorífico durante pelo menos 3 horas.
Bater as natas em chantilly com o açúcar. Retirar a forma do frigorífico e, com a ajuda de uma faca fina ou uma espátula, passar pelo rebordo da forma. Retirar a mola e colocar o bolo sobre um prato de servir. Distribuir o chantilly pelas laterais do bolo e guarnecer a gosto com as raspas de chocolate e as framboesas.


9 comentários :

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.