27 de outubro de 2014

Lombo de porco com molho de cebola e mostarda


Para mim, lombo de porco tem que ser suculento e húmido, pois detesto carne seca que ‘enrola’ na boca. Um método para a carne não secar é assar a baixa temperatura e selar a carne, de modo a que os sucos não se percam durante a assadura. Acompanhada por um molho grosso e bem aromático, esta é uma óptima sugestão para uma refeição em família ou um almoço de domingo. Experimentem!

Ingredientes
1 lombo de porco
2 clementinas (sumo)
1 colher de sopa de sementes de mostarda
1 haste de alecrim
3 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sobremesa (rasas) de alho em pó
1 colher de sopa de creme vegetal culinário
1 cebola grande
1 colher de café de pimentão-doce
Sal e pimenta q.b.

Preparação
Preparar a marinada com o sumo de clementina, a mostarda, o alho em pó, o azeite, o alecrim e o pimentão-doce. Colocar a carne dentro de um saco de congelação, regar com a marinada e levar ao frigorífico durante pelo menos 3 horas (mas o ideal é deixar de véspera).
Retirar a carne da marinada, retirar o excesso com papel absorvente, temperar com sal e pimenta, moída na hora, e reservar a marinada. Numa frigideira, colocar o creme vegetal e, quando aquela estiver quente, colocar o lombo e selar todos os lados da carne, até ficar ligeiramente tostada. Num tabuleiro refractário, distribuir a cebola cortada às rodelas, colocar a carne por cima e regar com a marinada. Levar ao forno pré-aquecido a 150ºC durante uma hora e 15 minutos. Depois, retirar a carne para uma tábua e deixar repousar, durante pelo menos 15 minutos, antes de fatiar. Por fim, triturar as cebolas e o restante molho, rectificar o tempero e servir com a carne.

3 comentários :

  1. Também costumo selar a carne, fica muito mais saborosa
    Essa ficou uma maravilha ,gostei do molho
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Também gosto de lombo de porco assim, húmido e suculento :)
    Uma excelente sugestão esse molhinho...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.