20 de abril de 2015

Hambúrgueres de peixe


Quem segue este cantinho, já sabe que é usual eu partilhar receitas de reciclagem de alimentos, pois por aqui tenta-se ao máximo não estragar comida. No entanto, é claro que nem sempre consigo fazer comida à conta, ou estamos com menos apetite e sobra naturalmente comida. Assim, com estas “sobras”, tento fazer refeições saborosas e equilibradas. Embora estes hambúrgueres sejam fritos em azeite, não ficam nada gordurosos e são bem saborosos. É, de certeza, uma receita a repetir. Experimentem!

Ingredientes
200g de peixe cozido (utilizei garoupa)
1 cenoura cozida
1 batata grande cozida
7 colheres de sopa de grão cozido
1 ovo
2 tostas integrais grandes (trituradas)
Sal e pimenta q.b.
1 colher de sobremesa rasa de orégãos em pó
1 colher de sobremesa rasa de alecrim seco
2 colheres de sopa de sumo de limão
Limão em gomos q.b.

Preparação
Colocar o grão cozido, o peixe, as batatas e as cenouras no robot de cozinha, triturando de seguida. Adicionar o ovo, o pão ralado, os orégãos e o alecrim, temperar com sal e pimenta e voltar a triturar tudo muito bem. Depois, adicionar o sumo de limão e envolver. Deixar repousar durante 10 minutos, no frigorífico. Com a ajuda de uma colher de gelados, formar bolas e, com as mãos, achatar as ditas ligeiramente.
Colocar uma frigideira anti-aderente ao lume, com um bom fio de azeite, e fritar os hambúrgueres durante cerca de 5 minutos (ou até estarem bem lourinhos e perfeitamente cozinhados). De seguida, colocar num prato com papel de cozinha, para absorver a gordura. Servir com gomos de limão e uma salada.

3 comentários :

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.