31 de agosto de 2015

Esparguete com molho de camarão


Por aqui, o regresso faz-se muito devagarinho. No entanto, as receitas simples vão fazendo parte do nosso dia-a-dia. Partilho assim este petisco bem saboroso, para iniciar o meu regresso. Experimentem!

Ingredientes (duas doses)
200g de esparguete largo
16 camarões grandes (descongelados com casca)
1 dente de alho
1 dente de alho picado
1 colher de café de pimentão-doce
½ copo de vinho branco
1 folha de louro
Água q.b.
Sal q.b.
Azeite q.b.
Salsa fresca picada

Preparação
Descongelar o camarão e retirar a cabeça e a casca. Com a ajuda de uma faca, retirar o intestino do camarão e temperar com um pouco de flor de sal e pimentão-doce.
Colocar as cascas num tacho e cobrir com água. Adicionar uma folha de louro, um dente de alho esmagado e temperar com sal e pimenta moída. Deixar cozinhar durante 30 minutos e, de seguida, esmagar as cabeças e as cascas para obter os sucos. Passar por uma peneira e retirar as cascas. Voltar a colocar o molho no tacho e deixar reduzir em lume alto durante mais cinco minutos. Reservar. Depois, preparar a massa conforme as instruções do pacote.
Numa frigideira, colocar o azeite e o alho picado, em lume brando, deixando o azeite absorver o sabor do alho. Adicionar o camarão e deixar fritar durante +/- 5 minutos, virando a meio do tempo. Quando estiver quase frito, adicionar o vinho e aumentar ligeiramente o lume para reduzir o vinho.
Retirar o camarão, adicionar o caldo reduzido na frigideira e deixar apurar 2 a 3 minutos. Juntar a massa ao molho e envolver. Servir com os camarões e salsa fresca picada.

3 comentários :

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.