24 de novembro de 2015

Jardineira de legumes com ovo escalfado


Engana-se quem pensa que as receitas vegetarianas não são saborosas ou que uma refeição, para ser completa, deve ter carne ou peixe. Neste caso, garanto-vos que a carne não fez falta alguma, pois os reis do sabor foram mesmo os legumes. O ovo veio apenas complementar, como proteína. Já foi tempo que os ovos eram designados como maléficos para a saúde, mas actualmente existem estudos a provar o contrário e aconselha-se mesmo o consumo diário dos mesmos. Por isso, trouxe-vos hoje uma conjunção fantástica e bem saborosa. Experimentem!

Ingredientes
2 batatas
1 chávena de ervilhas
3 cenouras biológicas
8 cogumelos frescos
1 pimento assado
1 cebola
1 colher de sopa de polpa tomate
1 dente de alho
1 copo de água
2 ovos (de preferência, biológicos)
1 colher de chá de tomilho seco
Sal q.b.
Azeite q.b.

Preparação
Picar a cebola e os alhos. Descascar as batatas e cortá-las em cubinhos, assim como as cenouras. Laminar os cogumelos e partir o pimento em cubos. Reservar.
Levar um tacho ao lume com o azeite e juntar a cebola, o alho e a polpa de tomate, deixando refogar. Depois, acrescentar as ervilhas, o pimento, as batatas e os cogumelos e temperar com o sal e o tomilho. Adicionar um copo de água e deixar cozinhar em lume brando, até estar cozinhado e apurado.
Para escalfar os ovos, basta colocar um tacho ao lume e deixar a água levantar fervura. Depois, juntar uma colher de sobremesa de vinagre e misturar a água com uma vara de arames, de modo a fazer um remoinho. Abrir o ovo para uma colher grande e, com cuidado, colocar no meio do remoinho e deixar cozinhar cerca de 3 minutos. Retirar o ovo com uma escumadeira, com cuidado para não partir. Servir a jardineira com os ovos.


5 comentários :

  1. Gosto muito de jardineira, seja do que for! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ficou com um aspecto delicioso :)
    Gosto muito de jardineira e com esse ovo deve ficar óptimo!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. olha que bela ideia para um jantar mais leve... gostei!!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Que refeição prática e confortável! Nunca me sai bem com os ovos escalfados, esse está tão perfeito :)

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.