27 de julho de 2017

Semi-frio de morangos e cerejas


Esta receita andava por aqui perdida pelo computador e, com tantas ausências deste cantinho, foi ficando esquecida. Não é uma receita complicada, apenas um pouco demorada, pois vai ao frigorífico em duas etapas. Mas vai valer a pena o tempo de espera. Neste caso, utilizei morangos e cerejas, mas podem utilizar outros frutos e outros sabores de gelatina, basta darem asas à imaginação!

Ingredientes
10 folhas de gelatina
180g de açúcar
Casca ralada de 1 limão
Sumo de 1 limão
200g de bolacha Maria 
100g de manteiga sem sal
400ml de natas frescas
250g de queijo fresco em creme (utilizei do Aldi)
150g de mascarpone
1 gelatina de morango
Morangos e cerejas q.b.

Preparação
Utilizando o robot de cozinha, picar as bolachas juntamente com a manteiga, até obter umas migalhas grossas. Forrar o fundo de uma forma de mola com esta mistura, pressionando bem, levando depois ao frigorífico para solidificar. De seguida, demolhar as folhas de gelatina em água fria, durante cinco minutos, escorrer e levar a derreter em banho-maria ou no micro-ondas, juntamente com o sumo de limão. Depois, bater as natas com o açúcar, até ficarem consistentes. Envolver os queijos nas natas e bater até ficar uniforme, adicionando por fim a gelatina derretida com o limão e as raspas de limão. Envolver tudo e deitar este preparado na forma, sobre a massa de bolachas trituradas, levando depois ao frio até solidificar.
Preparar a gelatina de morango, conforme instruções da embalagem, apenas  reduzindo a quantidade de água de 500 ml para 400 ml. Deixar arrefecer. 
Arranjar os morangos e cortar ao meio, descaroçar as cerejas. Distribuir os frutos por cima do preparado anterior, depois de ter solidificado. Com cuidado por fim adicionar a gelatina já à temperatura ambiente. Levar ao frio até solidificar. 

4 comentários :

  1. Também tenho tantas receitas perdidas hehehhe, não tenho é tempo para as publicar.

    Ficou muito bom o teu semi frio amiga, bjnhos

    ResponderEliminar
  2. Adoro este tipo de sobremesa , este tem dois frutos que adoro.
    Ficou lindo.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. semifrio que aspeto delicioso agora com este tempo é o que sabe mesmo bem, e esse com cerejas é mesmo delicioso de certeza.


    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  4. Tem um efeito visual muito bonito! Imagino o sabor. Adorei. beijinhos

    Convido-te a visitar o meu espaço.
    https://saboresdoninho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.